Os preços futuros do minério de ferro registraram alta nesta segunda-feira, impulsionados pela demanda robusta de curto prazo e pela redução dos estoques portuários na China, o maior consumidor global do mineral. O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) fechou com um aumento de 0,76%, cotado a 790,5 iuanes (US$ 110,15) por tonelada. Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para setembro também subiu, alcançando US$ 101,2 por tonelada, um incremento de 1,2%.
Apesar da queda nos preços na semana até 31 de julho, a produção média diária de metal quente se manteve acima de 240 milhões de toneladas, sinalizando uma demanda consistente por minério de ferro. Dados da consultoria Mysteel indicam que cerca de 66% das usinas siderúrgicas estavam operando com lucro na mesma semana, um aumento em relação aos 59% registrados no início de julho.
Além disso, os estoques portuários caíram 0,6% em relação à semana anterior, totalizando 130,3 milhões de toneladas em 1º de agosto, o menor nível desde fevereiro de 2024, conforme informações da Steelhome. No entanto, as expectativas de um aumento na oferta no segundo semestre deste ano têm limitado os ganhos nos preços, uma vez que as mineradoras mantiveram suas projeções de produção anual inalteradas, conforme apontou a corretora First Futures.