Os preços futuros do minério de ferro apresentaram queda nesta quarta-feira, 3 de setembro, em meio a preocupações sobre a diminuição da demanda na China e a liquidação de posições por investidores. O contrato de referência para setembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,7%, atingindo US$ 101,75 por tonelada, enquanto na Bolsa de Mercadorias de Dalian, o minério de ferro encerrou o dia em 794,5 iuanes (US$ 110,52), uma queda de 0,06%.
A fraqueza nas compras do mercado spot é atribuída à cautela das usinas em relação ao estoque de matérias-primas, especialmente antes do evento comemorativo do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, que ocorrerá em Pequim. Segundo Cao Ying, analista da corretora SDIC Futures, as siderúrgicas chinesas, especialmente na região norte, costumam restringir a produção para garantir a qualidade do ar durante grandes celebrações.
Além disso, a atenção dos investidores tem se voltado para o carvão metalúrgico, que viu uma recuperação de preços de 6,45%, impulsionada por temores de contração da oferta devido a verificações de segurança ambiental mais rigorosas e investigações governamentais sobre a produção excessiva. A mudança de foco para o carvão, considerado mais volátil, tem gerado um sentimento especulativo fraco no mercado de minério de ferro, conforme relatado por analistas e traders.