Os preços futuros do minério de ferro sofreram uma queda nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, refletindo preocupações com a demanda pelo insumo essencial na fabricação de aço. Na Bolsa de Mercadorias de Dalian, o contrato mais negociado para janeiro encerrou com uma desvalorização de 0,64%, cotado a 771 iuanes (US$107,35) por tonelada. Simultaneamente, o minério de ferro de referência na Bolsa de Cingapura caiu 0,37%, atingindo US$101,05 a tonelada, marcando a quinta sessão consecutiva de perdas.
As quedas nos preços estão ligadas a restrições impostas às usinas siderúrgicas em Tangshan, principal polo de produção de aço da China, que foram orientadas a reduzir a produção para garantir uma melhor qualidade do ar em Pequim, em preparação para um desfile militar. A consultoria Mysteel destacou que essas limitações na produção devem diminuir o apetite por matérias-primas, enquanto o mercado de aço já apresenta sinais de abrandamento, com estoques crescendo e consumo lento.
Os índices de referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai também registraram perdas significativas, com o vergalhão caindo 1,48% e o aço inoxidável recuando 1,07%. Essa fraqueza no setor siderúrgico pode pressionar ainda mais os preços das matérias-primas, levando a um cenário desafiador para o mercado global de minério de ferro e aço nos próximos meses.