A Mega-Sena passará a ter uma nova distribuição de prêmios a partir dos próximos concursos, conforme anunciado pelo Ministério da Fazenda na última quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União. A partir de agora, a porcentagem destinada aos acertadores dos seis números sorteados, a chamada sena, aumentará de 35% para 40% do valor total da arrecadação.
Além do aumento na premiação da sena, as faixas inferiores também sofrerão alterações. A quina, que premia os apostadores com cinco acertos, receberá 13% da premiação, enquanto a quadra, com quatro acertos, passará a contar com 15%. Anteriormente, esses percentuais eram ligeiramente superiores.
As mudanças também impactam a Mega da Virada, sorteio especial de fim de ano. Com as novas regras, 90% do total de prêmios será destinado à faixa da sena, um aumento significativo em relação aos 62% anteriores. As faixas da quina e da quadra receberão 5% cada. Além disso, 10% da arrecadação dos concursos regulares será reservado para o prêmio da Mega da Virada do ano seguinte, o que promete aumentar o valor da bolada especial.
As novas regras, que atualizam a Portaria SEAE nº 8.427/2022, visam tornar a Mega-Sena mais atrativa, especialmente em concursos acumulados, incentivando um maior número de apostas. As alterações já estarão em vigor nos próximos sorteios, incluindo a aguardada Mega da Virada de 2025. A aposta mínima é de R$ 6 e pode ser realizada até as 19h do dia do sorteio, tanto nas lotéricas quanto pelo site da Caixa Econômica Federal, que realiza três sorteios por semana.