O Ministério da Educação (MEC) começa hoje, 25 de agosto, o pagamento da sexta parcela do programa Pé-de-Meia, que beneficia estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Cerca de 3,4 milhões de alunos inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais (CadÚnico) receberão um valor de R$ 200, correspondente ao incentivo-frequência às aulas, com pagamentos escalonados até 1º de setembro, conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
Os alunos nascidos em janeiro e fevereiro são os primeiros a receber o benefício, seguido por aqueles nascidos em março e abril, e assim por diante. Para ter direito ao pagamento, os estudantes devem manter uma frequência mínima de 80% nas aulas. Além disso, a Caixa Econômica Federal gerencia os depósitos em contas poupança abertas automaticamente para os alunos, permitindo movimentação imediata dos valores.
O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal voltada para estudantes de baixa renda, funcionando como uma poupança para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio. Com incentivos financeiros que podem totalizar R$ 9,2 mil ao longo do curso, o MEC destaca que não é necessária inscrição prévia; todos os alunos que atendem aos critérios são incluídos automaticamente no programa.