O Governo do Estado de Santa Catarina deu início, nesta semana, às reformas na Emergência da Maternidade Carmela Dutra, localizada em Florianópolis. As obras, que incluem a revitalização dos setores de Radiologia e Ultrassonografia, têm como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento, oferecendo mais segurança e conforto aos pacientes e acompanhantes. A conclusão das melhorias está prevista para novembro deste ano.
Durante o período de reformas, a Maternidade Carmela Dutra atenderá prioritariamente gestantes e casos de emergências obstétricas. Os atendimentos ginecológicos serão direcionados inicialmente para postos de saúde ou UPAs, com encaminhamentos à maternidade conforme a necessidade. O Hospital Universitário também estará disponível para emergências ginecológicas e obstétricas na região.
O diretor da MCD, Gilberto Seemann, destacou que as melhorias são parte do compromisso do Governo do Estado em oferecer uma saúde de qualidade aos catarinenses. Com um investimento superior a R$ 500 mil, as reformas incluem a troca de manta vinílica, atualização das instalações hidrossanitárias e nova pintura, visando criar um ambiente mais confortável e eficiente para pacientes e profissionais.
Para a realização das obras, a Emergência será desocupada e o atendimento será realocado para o posto de enfermagem I, na entrada principal da MCD. A maternidade atenderá casos de gestação de alto risco e emergências obstétricas, com orientação para que as pacientes procurem primeiro as unidades de saúde mais próximas para questões não emergenciais.