A Marinha do Brasil estendeu até a manhã desta sexta-feira (1º) o alerta de ressaca na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. As ondas podem atingir até 2,5 metros de altura, com direção Sudeste, o que levou a Capitania dos Portos a restringir a navegação no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca.
As restrições afetam embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros, pesca e carga, além de outras embarcações isentas de praticagem. A medida também se estende à baía de Guanabara, baía da Ilha Grande e baía de Sepetiba, devido às condições adversas do mar e ventos com rajadas de até 30 nós, equivalentes a mais de 55 km/h.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que as equipes estão realizando a limpeza das praias após os efeitos da ressaca. A operação especial na praia do Leblon, na zona sul do Rio, continua até às 21h desta quinta-feira (31), com a remoção de 310 toneladas de areia da ciclovia e do calçadão, utilizando 52 caminhões. A areia foi devolvida à praia e as equipes estarão de prontidão para novas intervenções, caso necessário.
O Sistema Alerta Rio prevê que a noite desta quinta-feira terá céu parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados e sem previsão de chuva. As temperaturas devem aumentar gradativamente, com máxima de 27°C e mínima de 12°C para esta sexta-feira, podendo chegar a 34°C no domingo (3).