O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), sugeriu nesta segunda-feira (25) que o partido pode ter um candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, apontando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o favorito. Durante um evento em Brasília que comemorou os 20 anos da sigla, Pereira questionou: “Se a conjuntura do país permitir, quem sabe nas próximas eleições nós não teremos um candidato à Presidência da República? Não é, Tarcísio?”. A senadora Damares Alves também apoiou a ideia, afirmando que é hora do partido ter um presidente da República.
Tarcísio foi ovacionado durante seu discurso e reafirmou os valores conservadores do Republicanos, declarando: “Não existe sociedade sadia sem família”, embora não tenha mencionado Jair Bolsonaro. O governador é visto como o principal herdeiro político do bolsonarismo e seu nome é cogitado para substituir Bolsonaro caso este não consiga reverter sua inelegibilidade. A declaração de Pereira surge em meio a articulações entre partidos de centro e direita que buscam lançar um candidato único contra o presidente Lula nas próximas eleições.
O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com a presença de diversas lideranças partidárias. O Republicanos, fundado em 2005, possui cerca de 600 mil filiados e atualmente detém a presidência da Câmara dos Deputados e o governo de São Paulo. As discussões sobre uma candidatura conjunta refletem a estratégia da direita e centro-direita para enfrentar Lula nas eleições de 2026.