O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, voltou a ser visto em público com maquiagem nas mãos, o que reacendeu preocupações sobre seu estado de saúde. Na sexta-feira (22), durante uma visita a um museu em Washington, ele foi flagrado usando base em tom mais claro que sua pele na mão direita. Em um evento no Salão Oval, Trump tentou esconder a mão maquiada, mas a situação se tornou evidente novamente ao se levantar. A Casa Branca não comentou diretamente sobre o uso de cosméticos pelo presidente, mas a porta-voz Karoline Leavitt enfatizou seu compromisso com o povo americano.
Essa não é a primeira vez que a maquiagem nas mãos de Trump gera especulações. O fenômeno já havia sido notado após encontros com líderes como Emmanuel Macron e Ursula von der Leyen. Além disso, fotos recentes das pernas do presidente durante a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA também levantaram discussões nas redes sociais. A Casa Branca confirmou que Trump foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, uma condição que causa acúmulo de sangue e inchaço nas pernas, mas assegurou que isso não causa desconforto ao presidente.
As declarações do médico da Casa Branca, capitão Sean Barbabella, afirmando que Trump está em “excelente saúde física e cognitiva”, contrastam com a percepção pública. Um levantamento do The Economist/YouGov revelou que 45% dos entrevistados acreditam que Trump não tem sido transparente sobre sua saúde. A porta-voz Leavitt indicou que o médico do presidente poderia ser disponibilizado para perguntas, reforçando que “não há nada a esconder”.