Uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ocorreu em Brasília na tarde deste domingo, 13. Os atos contaram com pessoas caminhando e uma carreata, onde os manifestantes expressaram apoio a Bolsonaro e críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro e filho do ex-presidente, participou do protesto, afirmando que estava ali para apoiar o pai e denunciar ‘covardias’ contra a Constituição.
A concentração inicial se deu na região da Torre de TV, seguindo para a casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar no Jardim Botânico. Os manifestantes, muitos com bandeiras do Brasil, clamaram pela liberdade do ex-presidente e pediram a Deus que o juiz tenha ‘senso’ no julgamento. O comerciante Pedro Carlos Sérgio Alcântara expressou esperança de que Bolsonaro seja absolvido no julgamento marcado para terça-feira, 2 de setembro.
Bolsonaro enfrenta acusações de conspirar para se manter no poder após sua derrota nas eleições de 2022 e pode ser condenado a quase 40 anos de prisão. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, que ouvirá a Procuradoria-Geral da República e a defesa dos réus nos próximos dias. A expectativa é alta entre os apoiadores, que esperam um desfecho favorável para o ex-presidente.