A Estação Primeira de Mangueira divulgou, no último sábado, 16, os sambas-enredo amapaenses que seguem na disputa por uma vaga na semifinal do concurso que definirá a canção oficial da escola para o Carnaval 2026, na Marquês de Sapucaí. Com o enredo ‘Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra’, os compositores do Amapá participaram de uma intensa preparação com encontros tira-dúvidas e oficinas de orientação, promovidos pela Mangueira em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A divulgação das obras é considerada um marco para a valorização da produção cultural do Amapá e reforça a presença do Estado no cenário do samba carioca.
A secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, expressou seu orgulho ao ver os compositores disputando espaço em uma das maiores escolas de samba do mundo. Ela destacou que o Amapá está mostrando sua força criativa e musical, projetando seus artistas além das fronteiras e consolidando o estado como referência cultural. Os sambas já estão disponíveis no YouTube, permitindo que a comunidade conheça as composições e apoie seus favoritos.
A participação amapaense no concurso da Mangueira simboliza um importante passo para a projeção nacional dos compositores do Amapá e reflete o investimento do Governo do Estado no fortalecimento do Carnaval como vetor de geração da economia criativa. O processo de escolha do samba campeão seguirá com eliminatórias em Macapá e no Rio de Janeiro.