Uma mãe de 48 anos e um homem de 35 anos foram presos na quarta-feira (30) em Rio Azul, Paraná, após a Polícia Civil receber uma denúncia do Conselho Tutelar sobre um relacionamento entre o homem e a filha da mulher, uma adolescente de 13 anos. O homem foi autuado por estupro de vulnerável, enquanto a mãe foi detida por permitir a convivência e o relacionamento entre os dois.
De acordo com o delegado Thiago França, o homem admitiu à polícia que mantinha um relacionamento com a menina há cerca de um mês e que passou a morar na casa dela uma semana após o início do envolvimento. Ambos confirmaram que estavam dividindo a mesma cama e quarto na residência da mãe da adolescente. A situação foi considerada um crime, uma vez que a vítima é menor de 14 anos, conforme previsto no artigo 217-A do Código Penal.
Investigações revelaram que a mãe tinha conhecimento da situação, tendo inclusive solicitado um teste de gravidez para a filha em 2024, quando a menina tinha 12 anos, e fornecido remédios anticoncepcionais posteriormente. Após a prisão, a adolescente foi levada para a casa da avó, enquanto o irmão de 10 anos e o padrasto permanecem na residência, sem responsabilização legal.
A Polícia Civil alerta a população de Rio Azul e regiões próximas para que denunciem qualquer situação de abuso. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 e 181, ou pelo WhatsApp da Polícia Civil (42) 3457-1630. Em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.