A Prefeitura de Macapá inaugurou nesta quarta-feira (6) a Rampa do Açaí, um projeto sustentável que transforma lixo eletrônico em produtos utilizáveis, como suportes para selfies. A iniciativa visa proporcionar aos visitantes a oportunidade de registrar a beleza local, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental e evita o descarte inadequado de materiais no aterro sanitário.
O projeto piloto, que já conta com a instalação de suportes na Rampa do Açaí, tem como objetivo conectar as pessoas à natureza e será expandido para outros pontos turísticos da cidade, como o Trapiche Eliezer Levy e o Trapiche da Fazendinha, nas próximas semanas. Os suportes são fabricados com materiais provenientes da Central de Logística Reversa de Macapá, que é a única no estado a integrar um sistema especializado para o descarte de eletroeletrônicos.
A Central de Logística Reversa, localizada no bairro do Trem, opera de segunda a sexta-feira, oferecendo três contêineres para o descarte de aparelhos eletroeletrônicos, incluindo computadores e celulares. A prefeitura destaca a importância da iniciativa, que não apenas reutiliza materiais, mas também educa a população sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos.