A Prefeitura de Macapá inaugurou, na quarta-feira (6), a Rampa do Açaí, um projeto sustentável que transforma lixo eletrônico em produtos úteis, como suportes para selfie, instalados em pontos turísticos da cidade. A iniciativa visa promover a conexão entre as pessoas e a natureza, ao mesmo tempo em que evita o descarte inadequado de materiais eletrônicos no aterro sanitário.
Os suportes de selfie foram confeccionados com material proveniente da Central de Logística Reversa de Macapá, localizada no bairro do Trem. Este projeto piloto é parte de uma estratégia maior que contempla outros pontos turísticos, como o Trapiche Eliezer Levy e o Trapiche da Fazendinha, que também receberão os suportes nas próximas semanas.
Macapá é a única capital do Amapá a integrar o Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, oferecendo um ponto especializado para o descarte adequado de equipamentos eletrônicos. A Central de Logística Reversa opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, aceitando diversos aparelhos, como computadores e celulares, para promover a sustentabilidade na cidade.