A divisão de Vinhos e Destilados da LVMH, Moët Hennessy, reportou uma significativa queda em suas vendas no primeiro semestre de 2025, com uma redução de 8% na receita, totalizando 2,58 bilhões de euros (R$ 16,4 bilhões). O resultado é atribuído à desaceleração no consumo de conhaque, impactado por tensões comerciais e inflação nos principais mercados, como Estados Unidos e China.
O lucro líquido da LVMH caiu 22%, alcançando 5,7 bilhões de euros (R$ 36,3 bilhões), refletindo os desafios econômicos globais que a empresa enfrenta desde 2023. O resultado operacional recorrente da Moët Hennessy também apresentou uma queda acentuada, atingindo 524 milhões de euros (R$ 3,3 bilhões), o que confirma uma reversão de tendência após anos de crescimento no setor de luxo.
Os Estados Unidos e a China, que representam 80% das vendas globais de conhaque, estão enfrentando uma diminuição na demanda devido à perda de poder de compra e ao enfraquecimento econômico, respectivamente. A LVMH destacou em seu comunicado a fraqueza da demanda e o impacto das tensões comerciais nos mercados-chave, especialmente com o aumento das tarifas sobre produtos europeus, que agora são de 15% nos EUA.
As negociações entre EUA e UE continuam, e a expectativa é que um novo acordo possa alterar essas tarifas, que permanecem em vigor até que um entendimento diferente seja alcançado. A situação atual levanta preocupações sobre a recuperação do consumo de destilados premium nos próximos meses.