Na quarta-feira, 20 de agosto, o presidente Lula recebeu o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues, de São Paulo, no Palácio da Alvorada. O encontro aconteceu 20 dias após a expulsão do parlamentar do PL, motivada por suas defesas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e críticas ao ex-presidente Donald Trump. O convite para a reunião partiu de Lula, que contatou Rodrigues logo após a expulsão e prometeu uma audiência assim que possível.
Durante a breve audiência, Rodrigues informou ao presidente que ainda não havia sido oficialmente notificado sobre sua expulsão pelo PL. O deputado sempre manteve boas relações com os petistas e já foi ministro no governo Dilma. Além de Lula, o chefe de gabinete do presidente, Marco Aurélio Santana Ribeiro, também participou da reunião.
Lula se comprometeu a convidar Rodrigues para um novo encontro nas próximas semanas. A coluna também apurou que o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entraram em contato com o deputado após o episódio, demonstrando a relevância política da situação e as possíveis implicações para as relações dentro do PL e com o governo.