O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta quarta-feira (27), um decreto no Palácio do Planalto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita no Brasil. O Ministério das Comunicações afirma que essa inovação revolucionará a forma como os brasileiros assistem televisão, proporcionando mais interatividade, qualidade de som e imagem superior, além de maior integração com a internet.
Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 permitirá que os telespectadores interajam com a programação e realizem compras diretamente de seus televisores. O novo sistema, que deve ser adotado gradativamente nas grandes cidades, foi recomendado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e promete ser confirmado pelo decreto presidencial. A previsão é que parte da população já consiga desfrutar da TV 3.0 durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026.
A TV 3.0 não apenas moderniza o setor, mas também busca recuperar a relevância da televisão frente ao crescimento dos serviços de streaming. Especialistas acreditam que essa nova tecnologia pode reverter a diminuição do número de usuários de TV aberta, destacando a importância da interatividade e personalização na programação. Além disso, o novo sistema assegurará espaço para emissoras educativas e serviços públicos, promovendo uma maior integração entre o Estado e os cidadãos.