O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (27), um decreto que regulamenta a TV 3.0, também chamada de DTV+. Essa nova tecnologia promete revolucionar a forma de assistir à televisão aberta no Brasil, proporcionando qualidade de imagem em 4K e 8K, som imersivo e interatividade em tempo real, aproximando-se da experiência oferecida por serviços de streaming. Com a regulamentação, as emissoras brasileiras poderão iniciar o processo de implantação do novo sistema.
Segundo o governo, as transmissões da TV 3.0 devem começar no primeiro semestre de 2026 nas grandes capitais, com uma expansão planejada para todo o território nacional ao longo de aproximadamente 15 anos. A nova tecnologia permitirá que os espectadores tenham acesso a um serviço interativo e gratuito, com publicidade personalizada e integrada à programação, adaptada aos interesses e localização de cada usuário. Por exemplo, durante um jogo de futebol, o espectador poderá optar por ouvir apenas o áudio da sua torcida.
Com a TV 3.0, os telespectadores poderão usufruir de aplicativos e reorganizar ícones dos canais, substituindo a troca numérica por uma navegação mais intuitiva. Embora inicialmente seja necessário adquirir um dispositivo adicional para acessar a nova geração, o objetivo é que os novos televisores já venham com essa tecnologia integrada. A inovação promete não apenas melhorar a qualidade do conteúdo transmitido, mas também oferecer uma experiência mais rica e personalizada ao público brasileiro.