O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (25), a partir das 10h, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia oficial de chegada será seguida por uma reunião restrita entre os líderes e um encontro ampliado com ministros. Logo após, por volta de 12h20, ocorrerá a assinatura de atos, uma declaração à imprensa e um almoço no Palácio do Itamaraty.
À tarde, Bola Tinubu será recebido pelos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso. O presidente nigeriano também participará do Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na sede do Sebrae, também em Brasília. Este ano marca os 65 anos de relações bilaterais entre Brasil e Nigéria, que em 2024 se tornou o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África, com um fluxo comercial de US$ 2 bilhões.
A visita de Bola Tinubu ao Brasil, que termina na terça-feira (26), é acompanhada por uma equipe de ministros e governadores. O crescimento de 20% nas trocas comerciais em relação a 2023 evidencia a relevância dessa parceria, com o Brasil exportando principalmente açúcares e melaços e importando fertilizantes e petróleo da Nigéria. A agenda repleta de compromissos reflete o fortalecimento das relações entre os dois países e suas respectivas economias.