Na noite de quinta-feira, 31, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu um jantar no Palácio da Alvorada com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O encontro ocorre um dia após o governo dos Estados Unidos impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, uma medida prevista na Lei Magnitsky.
Entre os presentes estavam o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Todos os 11 ministros da Corte foram convidados, mas a presença de André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro, foi confirmada como ausente. Imagens do evento, registradas pelo fotógrafo Wilton Júnior, mostram Moraes ao lado de Lula e Gonet.
A expectativa era que Lula apresentasse a estratégia do governo brasileiro em resposta às sanções. Na quarta-feira, 30, o presidente já havia se reunido com Barroso, Mendes e Zanin, em um dia marcado por tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, que também anunciou um aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.