O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a investigação de Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, por suposta 'traição à pátria'. A declaração foi feita em entrevista à Reuters nesta quarta-feira (6), onde Lula acusou a dupla de incitar o governo dos Estados Unidos a adotar medidas prejudiciais ao Brasil durante a presidência de Donald Trump.
Lula afirmou que as ações de Bolsonaro e seu filho resultaram na imposição de uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, a mais alta já aplicada a qualquer país. O presidente classificou a situação como 'sem precedentes' na história do Brasil, destacando que tal conduta causou danos significativos à economia e aos trabalhadores brasileiros.
Eduardo Bolsonaro, que se licenciou de seu cargo parlamentar no início do ano, mudou-se para os Estados Unidos com o intuito de buscar apoio de Trump em relação às ações judiciais enfrentadas por seu pai, incluindo acusações de tentativa de golpe após as eleições de 2022. A sobretaxa aos produtos brasileiros foi anunciada pela Casa Branca após as movimentações do deputado em Washington.
O governo dos Estados Unidos, por meio do subsecretário de Diplomacia Pública, Daren Baty, também se manifestou, acusando o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de abusos de direitos humanos e de ser o 'principal arquiteto' de uma suposta censura a Bolsonaro. Lula, por sua vez, defendeu que o processo contra o ex-presidente está sendo conduzido de forma independente, com base em evidências legais.