O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta quinta-feira (21) em Bogotá, Colômbia, para participar da Cúpula de Presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A programação inclui uma reunião com representantes da sociedade civil e uma reunião privada dos líderes amazônicos, que deve resultar na Declaração de Bogotá, orientando os consensos regionais para a COP30, marcada para Belém.
A cúpula é um marco na terceira visita oficial de Lula à Colômbia desde o início de seu terceiro mandato e reforça a parceria estratégica entre os dois países, especialmente em questões ambientais. Além de Lula e do presidente colombiano Gustavo Petro, a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto, também participará do encontro, enquanto os demais países enviarão seus chanceleres.
Um dos principais resultados esperados é o avanço no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa remunerar países pela conservação de florestas. O fundo será estruturado como um investimento, com capital majoritariamente privado, e busca atrair recursos de nações como Noruega e Alemanha. A expectativa é que a cúpula consolide avanços em questões financeiras e na cooperação regional entre os países amazônicos.