O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Bogotá, Colômbia, na noite de quinta-feira (21) e participa nesta sexta-feira (22) da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca). O encontro tem como objetivo atualizar os compromissos dos países que compartilham a maior floresta tropical do planeta na proteção do bioma e engajar os vizinhos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará.
Durante a cúpula, uma das iniciativas do governo brasileiro é a aprovação de uma declaração conjunta de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado na COP30. Este fundo, com um valor previsto de US$ 125 bilhões, visa financiar a preservação dos biomas florestais, essenciais para a regulação do clima e captura de carbono. O primeiro compromisso oficial da cúpula será um diálogo entre representantes dos países membros e organizações da sociedade civil e comunidades indígenas.
Além de Lula, o presidente colombiano Gustavo Petro é um dos poucos chefes de Estado confirmados no evento, enquanto outros países enviaram chanceleres. A cúpula também deverá aprovar a Carta de Bogotá, que reforça metas e compromissos em ações como combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Antes de retornar ao Brasil, Lula fará uma declaração à imprensa sobre os resultados do encontro.