O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seus ministros a assumirem a defesa das ações do governo federal durante as viagens pelo Brasil. A declaração foi feita durante a segunda reunião ministerial do ano, realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 26 de agosto. O encontro reúne os membros do alto escalão do governo e tem como objetivo apresentar resultados da gestão e projetar prioridades para 2026, com foco na colaboração entre os ministérios.
Durante a reunião, Lula destacou que os ministros não devem apenas ressaltar seus próprios resultados, mas também o trabalho realizado por seus colegas. A orientação do presidente ocorre em um contexto de tensões com o governo dos Estados Unidos, especialmente em relação à economia brasileira. Lula criticou Trump pela decisão de cancelar o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, expressando solidariedade ao ministro e chamando a atitude de irresponsável.
Além das críticas internacionais, Lula enfatizou a importância de defender a soberania brasileira e anunciou um novo slogan para as campanhas publicitárias do governo: “Governo do Brasil/ do lado do povo brasileiro”. Essa mudança reflete a visão do governo de que a união e a reconstrução já foram alcançadas, e agora o foco é avançar em questões de justiça social e cuidado com a população.