O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (20/8), a nomeação de Maria Marluce Caldas Bezerra, procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Marluce é tia de João Henrique Holanda Caldas (PL), mais conhecido como JHC, prefeito de Maceió, capital de Alagoas. A cerimônia de nomeação ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com a presença da senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mãe de JHC.
A escolha de Marluce Bezerra para o STJ ocorre em um contexto político em que JHC, aliado do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), tem se destacado na cena política alagoana. A nova ministra assume a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Laurita Hilário Vaz. Além disso, Lula também nomeou Carlos Augusto Pires Brandão para o Tribunal Regional Federal da 1ª região e Verônica Abdalla Sterman para o Superior Tribunal Militar (STM).
As nomeações levantam discussões sobre a relação entre o Executivo e o Judiciário, especialmente em um momento em que a influência política nas decisões judiciais é frequentemente debatida. A presença de figuras políticas próximas ao presidente na cerimônia sugere um fortalecimento das alianças entre o governo federal e lideranças locais, o que pode impactar futuras decisões judiciais e políticas em Alagoas e no Brasil como um todo.