O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na dianteira em todos os cenários testados de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, ouviu 12.150 eleitores em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, divulgada em julho, Lula aparecia empatado em um eventual segundo turno apenas com Tarcísio de Freitas, enquanto superava os demais concorrentes. Agora, a Quaest simulou cinco cenários estimulados para o primeiro turno, nos quais Lula mantém uma folga significativa sobre os adversários. Nos cenários de segundo turno, o presidente também lidera, ampliando suas vantagens em relação ao levantamento anterior.
O levantamento foi realizado antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A pesquisa não apenas confirma a liderança consolidada de Lula no cenário atual, mas também revela um enfraquecimento dos adversários que antes apareciam em empate técnico dentro da margem de erro, indicando um possível desdobramento nas dinâmicas eleitorais futuras.