O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na terça-feira (5) um decreto que estabelece a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), com o objetivo de integrar diferentes áreas do governo para coletar e compartilhar informações sobre crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, considerando diversos aspectos sociais.
Um dos principais produtos da PNIPI será um aplicativo que funcionará como uma carteira digital, permitindo que os pais acessem informações essenciais sobre a saúde de seus filhos, como a carteira de vacinação, e acompanhem a fila para creches. A proposta é centralizar dados importantes coletados pelos ministérios, facilitando o acesso para gestores escolares e profissionais de saúde.
A política contará com a colaboração de vários ministérios, incluindo Educação, Saúde, Direitos Humanos e da Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, e Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Cada pasta será responsável por um dos cinco eixos da PNIPI, que abrangem direitos, educação, saúde, dignidade e comunicação com as famílias.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o plano de ação dos ministérios ou a previsão para o lançamento da ferramenta digital integradora, conforme apurado pelo g1 antes da publicação no Diário Oficial da União (DOU).