O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a lançar o novo vale-gás, batizado de ‘Gás do Povo’, no Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O evento está agendado para a próxima quinta-feira e deve atrair a atenção para o programa que promete beneficiar 15,5 milhões de famílias com um custo estimado de R$ 5 bilhões até 2026. A Secretaria de Comunicação Social do governo confirmou os detalhes do lançamento, que será enviado ao Congresso por meio de uma Medida Provisória.
A escolha do Aglomerado da Serra como local do lançamento foi sugerida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, natural de Minas Gerais. O programa é visto como uma estratégia para reforçar a imagem do governo no final do mandato de Lula, especialmente em um estado que possui o segundo maior eleitorado do país e é frequentemente decisivo em eleições apertadas. Além do vale-gás, o governo também planeja ampliar a gratuidade na conta de luz e isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
A intensificação do discurso eleitoral por parte de Lula é evidente, com cobranças de lealdade a ministros do Centrão e ironias sobre adversários políticos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é apontado como um dos principais concorrentes nas próximas eleições. O novo slogan da gestão, ‘Governo do Brasil: do lado do povo’, reflete essa postura mais engajada e voltada para as necessidades da população.