Na noite de quinta-feira, 31, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu um jantar no Palácio da Alvorada com seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram do encontro o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin.
O evento também contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Não compareceram os ministros Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, sendo que Nunes Marques e Mendonça, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, têm se destacado por suas posições contrárias a Moraes em ações penais relacionadas aos eventos de 8 de janeiro.
Durante o jantar, Lula e os ministros abordaram as reações do Brasil às recentes sanções impostas contra Moraes, assim como o aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medidas anunciadas no dia anterior, 30 de outubro. O encontro reflete a busca do governo por uma articulação mais estreita com o Judiciário em um momento de tensões políticas e econômicas.