O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta quinta-feira (7), para discutir a imposição de tarifas unilaterais pelos Estados Unidos. A conversa, que durou cerca de uma hora, abordou as recentes sobretaxas que afetam produtos brasileiros e indianos, com o objetivo de articular uma resposta conjunta no âmbito do Brics.
A nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrou em vigor na quarta-feira (6), foi imposta pelo governo dos EUA, que também anunciou uma taxa extra de 25% sobre importações da Índia. A medida, segundo o presidente americano Donald Trump, visa retaliar a Índia por suas compras de petróleo da Rússia, o que, na visão de Trump, contribui para a continuidade do conflito na Ucrânia.
Durante a ligação, Lula e Modi reafirmaram a importância do multilateralismo e discutiram a necessidade de maior integração entre Brasil e Índia. O governo brasileiro informou que o vice-presidente Geraldo Alckmin visitará a Índia em outubro, acompanhado de uma delegação de ministros e empresários, para tratar de cooperação em áreas como comércio, defesa e saúde.
Além disso, Lula manifestou interesse em debater o impacto do tarifaço com os parceiros do Brics, grupo que inclui economias emergentes como China e Rússia. A conversa também incluiu a troca de informações sobre plataformas de pagamento virtual, como o PIX brasileiro e a UPI indiana, que têm sido alvo de críticas por parte dos EUA, que alegam que o PIX prejudica empresas de tecnologia americanas.