O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3 de agosto de 2025) que não se candidatará à reeleição caso não esteja em plena saúde, fazendo referência à situação do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, que desistiu de concorrer novamente em julho de 2024. Lula, que tem 79 anos, destacou a importância de ser honesto consigo mesmo e com o povo brasileiro ao considerar sua candidatura.
Durante seu discurso no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, Lula enfatizou que, para ser candidato, precisa estar com 100% de saúde. Ele mencionou que se sente mais saudável agora do que em sua juventude e que está preparado para uma eventual candidatura, afirmando que, se decidir concorrer, será para vencer as eleições.
Uma pesquisa realizada pela PoderData entre 26 e 28 de julho de 2025 revelou que 50% dos eleitores consideram a idade de Lula um problema para sua reeleição, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Por outro lado, 26% dos entrevistados acreditam que a idade não seria um impedimento para um quarto mandato do presidente, embora esse número tenha caído em comparação com 2024. Outros 23% não souberam opinar sobre a questão.