O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a regulação das redes sociais em declaração à imprensa após reunião com o presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto, na manhã de segunda-feira (18). Lula afirmou que a falta de regulação das big techs representa uma ameaça constante às sociedades e destacou a urgência de enfrentar a criminalidade digital, afirmando que as redes não devem ser uma ‘terra sem lei’.
Durante a reunião, Lula expressou que o cenário global atual é desafiador, com rivalidades se agravando e instituições multilaterais ameaçadas. Ele ressaltou a importância da autonomia do Brasil e da diversificação de parcerias internacionais. O presidente brasileiro também agradeceu ao Equador pelo apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada em 2024.
Daniel Noboa, por sua vez, agradeceu a Lula pela reunião e defendeu que a discussão ideológica deve ser deixada de lado para que as nações busquem soluções práticas para os problemas enfrentados. Noboa enfatizou a necessidade de ver a América Latina como uma região unida, capaz de oferecer dignidade e justiça aos seus cidadãos, destacando que essa é uma oportunidade para transformar a região em uma potência social.