O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, com todos os ministros do primeiro escalão no Palácio do Planalto. O objetivo é fazer um balanço das entregas do governo e alinhar as próximas ações do Executivo, em um encontro que deve durar até a tarde. Entre os temas abordados, destacam-se as medidas para responder ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a necessidade de os ministros defenderem a soberania brasileira com mais firmeza.
Além disso, Lula enfatizará a importância do engajamento ministerial para garantir a aprovação de propostas no Congresso Nacional, como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda e a regulamentação das Big Techs. A reunião também discutirá a nova marca do governo federal, que visa refletir os valores de soberania, justiça social e combate a privilégios, sob a coordenação do ministro da Secom, Sidônio Palmeira.
Com menos de um ano até o início do período eleitoral, Lula busca garantir entregas significativas e aprovações que possam agradar o eleitorado e alavancar sua popularidade. A cobrança aos ministros será intensa, especialmente em relação à entrega de políticas públicas e obras do Novo PAC, que representam a principal vitrine do governo neste momento crítico.