O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua satisfação com a presença de José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari, ex-presos em casos relacionados ao mensalão e à Lava Jato, durante o 17º Encontro Nacional do PT, realizado neste domingo (3) em Brasília. Lula destacou a importância da participação de Dirceu na nova direção nacional do partido, afirmando que sua volta é extremamente significativa.
Dirceu e Delúbio foram condenados e encarcerados durante o julgamento do mensalão, enquanto Vaccari enfrentou a mesma situação na Lava Jato. Apesar das condenações, os três continuam filiados ao PT e não aceitaram firmar acordos de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF).
Durante o evento, Lula também fez um apelo para que o partido reconheça seus erros históricos, ressaltando que a exaltação do PT deve ser acompanhada de uma reflexão crítica sobre suas falhas. "Se a gente não comentar os erros que nós fizemos, podemos continuar cometendo esses erros", alertou o presidente, que deu posse ao novo presidente do partido, Edinho Silva.