O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (22) da cúpula de países amazônicos em Bogotá, Colômbia. O foco do evento é buscar apoio para o ‘Fundo Florestas Tropicais Para Sempre’, uma iniciativa brasileira que visa arrecadar US$ 125 bilhões para a preservação das florestas tropicais, com lançamento previsto durante a COP30 em Belém, no próximo mês. O fundo contará com um modelo de financiamento híbrido, onde 20% virão de fontes públicas e 80% de fontes privadas.
Durante a cúpula, Lula se reunirá com outros chefes de Estado e representantes da sociedade civil e autoridades indígenas. A expectativa é que, ao final do encontro, seja divulgada a ‘Declaração de Bogotá’, que conterá consensos sobre questões ambientais. Além do Brasil e da Colômbia, participarão representantes de Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, sendo que apenas Brasil, Colômbia e Bolívia serão representados por seus presidentes.
Essa é a terceira visita de Lula à Colômbia em seu atual mandato e a 11ª viagem internacional do ano. A participação na cúpula reflete o compromisso do governo brasileiro com a agenda ambiental e a busca por parcerias internacionais para enfrentar os desafios da preservação das florestas. O Itamaraty ainda não confirmou um aporte do Brasil ao fundo, cuja decisão caberá ao Ministério da Fazenda.