O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quinta-feira (7), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para discutir uma resposta conjunta ao aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. A ligação foi realizada do Palácio da Alvorada e ocorre após a implementação de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA, que entrou em vigor na quarta-feira (6).
A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump, também inclui uma tarifa extra de 25% sobre produtos indianos, em retaliação ao comércio da Índia com a Rússia. Trump justificou a ação como uma resposta ao contínuo abastecimento de petróleo russo, que, segundo ele, contribui para a guerra na Ucrânia. Essa situação acende um alerta para o Brasil, que mantém relações comerciais com Moscou e pode enfrentar consequências semelhantes.
Lula, que busca apoio dos países do Brics, grupo que inclui Brasil, Índia, China, África do Sul e Rússia, pretende discutir a questão tarifária em futuras reuniões. Além de alinhar uma resposta ao tarifaço, o presidente brasileiro também visa abrir novos mercados para produtos brasileiros na Índia, com uma possível visita ao país programada para 2026. A conversa entre Lula e Modi segue uma reunião anterior, realizada há um mês, onde ambos destacaram a intenção de aumentar o fluxo comercial entre os dois países, com a meta de alcançar US$ 20 bilhões anuais.