O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, enfrentam novas acusações de instigação contra o Brasil, conforme afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à Reuters nesta quarta-feira. Lula declarou que ambos deveriam ser julgados por suas ações, que, segundo ele, prejudicam a economia e os trabalhadores brasileiros.
Eduardo Bolsonaro, que se licenciou do mandato e se mudou para os Estados Unidos no início do ano, busca apoio de Donald Trump em meio a ações judiciais que seu pai enfrenta, incluindo uma acusação de tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. Em resposta às articulações de Eduardo, a Casa Branca anunciou uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, a maior já imposta a qualquer país.
Lula enfatizou que não há precedentes históricos para um presidente e seu filho atuarem dessa forma, chamando-os de "traidores da pátria". Ele também ressaltou que o Supremo Tribunal Federal está processando Bolsonaro com base em evidências legais, sem interferência externa. A defesa de Jair Bolsonaro, atualmente sob prisão domiciliar, optou por não comentar as declarações, enquanto um representante de Eduardo defendeu a liberdade de expressão e a democracia.