Ad imageAd image

Luis Fernando Verissimo, ícone da literatura brasileira, morre aos 88 anos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O renomado escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo faleceu na madrugada deste sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre, devido a complicações de pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento e enfrentava problemas de saúde, incluindo mal de Parkinson e um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021.

Verissimo, filho do também escritor Érico Verissimo, publicou mais de 80 obras, sendo suas crônicas e contos os mais celebrados. Entre seus títulos mais conhecidos estão ‘As Mentiras que os Homens Contam’ e ‘O Analista de Bagé’, que se esgotou rapidamente em sua primeira edição. Sua trajetória profissional foi marcada por uma diversidade de funções, incluindo cartunista e roteirista, e sua obra é reconhecida pelo bom humor e crítica social.

A morte de Verissimo representa uma grande perda para a literatura brasileira, deixando um legado que influenciou gerações. Em entrevistas, ele expressou seu desejo de ser lembrado por sua obra literária e pela música, paixão que cultivou ao longo da vida. Sua visão sobre a vida como uma ‘grande piada’ ressoa com muitos que apreciaram seu trabalho e sua perspectiva única.

Compartilhe esta notícia