O tenista italiano Lorenzo Musetti, atual número 10 do mundo, foi confirmado nesta quarta-feira (20) como o primeiro atleta garantido para a edição de 2026 do Rio Open. O jogador não pôde participar do torneio deste ano devido a uma lesão na panturrilha direita, mas demonstrou entusiasmo ao anunciar seu retorno ao Brasil. “Estou confirmando a minha participação no Rio Open 2026. Infelizmente, eu estava lesionado esse ano e não pude jogar. Mas eu pude aproveitar muito a cidade”, disse Musetti, que se sentiu acolhido pela torcida carioca.
Apesar de sua ausência em 2025, Musetti permaneceu no Rio de Janeiro, onde participou de atividades promocionais e realizou fisioterapia no Jockey Club. Luiz Fernando Carvalho, diretor do Rio Open, expressou satisfação com o retorno do tenista: “Ele sempre demonstrou o desejo de retornar ao Rio e jogar diante do público brasileiro”. Musetti, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, teve uma temporada excepcional em 2025, alcançando semifinais em torneios importantes como Madri e Roland Garros.
A próxima edição do Rio Open está agendada para ocorrer entre 14 e 22 de fevereiro de 2026. Musetti já disputou o torneio em 2023, mas foi eliminado na primeira rodada. A expectativa é alta para sua performance na próxima competição, especialmente considerando seu histórico recente no saibro e a conexão que estabeleceu com os fãs brasileiros durante sua estadia no país.