Após 12 anos de atrasos, a Linha 17-Ouro do monotrilho de São Paulo deve iniciar sua operação assistida em março de 2026, conforme anunciado pelo Metrô. A linha, que se estenderá por 6,7 quilômetros e contará com oito estações, conectará o aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros diariamente.
Atualmente, mais de 83% das obras estão concluídas, com atividades simultâneas de construção civil, implantação de sistemas e testes dos primeiros trens em andamento. O investimento total na obra é estimado em R$ 5,8 bilhões, que, ao contrário do metrô convencional, será operada em trilhos suspensos.
A construção da Linha 17-Ouro enfrentou diversos obstáculos, incluindo rompimentos de contratos, envolvimento de construtoras no escândalo da Lava Jato e os impactos da pandemia de covid-19. Originalmente, o projeto foi concebido para ser concluído em três anos, visando atender à demanda da Copa do Mundo de 2014, mas a realidade se mostrou bem diferente.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 4, o Metrô reafirmou seu compromisso em cumprir o cronograma para a operação assistida da linha, que inicialmente funcionará em horários reduzidos ou durante os finais de semana, marcando o fim de uma longa espera para os usuários do transporte público na capital paulista.