A Prefeitura de Piracicaba (SP) suspendeu a licitação para a compra de uniformes escolares, que havia sido lançada há apenas quinze dias. A decisão foi tomada após três empresas contestarem o edital, documento essencial para a realização de concorrências públicas. A abertura do pregão estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira (6), mas não há um novo prazo definido para a retomada do processo.
O edital, que estava em elaboração desde janeiro, foi finalmente lançado em julho, gerando insatisfação entre os pais de alunos devido ao atraso na entrega dos uniformes. Em abril, a situação se agravou, pois os kits disponíveis foram distribuídos apenas para novos alunos, deixando muitos estudantes sem o material adequado. A atual administração municipal, liderada pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), justificou a necessidade da nova licitação, alegando que não havia contrato vigente para a compra dos novos uniformes.
Os kits de uniformes, que incluem camisetas, calças, bermudas, jaquetas, meias, tênis e mochilas, estão previstos para serem entregues a todos os 35.483 alunos da rede municipal, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O orçamento destinado para a aquisição dos uniformes em 2025 é de R$ 13,5 milhões, com um valor estimado de R$ 19,6 milhões para 2026. A entrega dos uniformes foi uma das promessas de campanha do atual prefeito.
A gestão anterior, sob Luciano Almeida (PP), contestou a necessidade da nova licitação, afirmando que havia recursos e um processo em andamento para a compra dos uniformes. A assessoria da gestão passada declarou que a nova administração deveria ter dado continuidade ao processo existente, evitando assim a suspensão da licitação e os problemas decorrentes do atraso na entrega dos kits.