Quinze empresas estão habilitadas a participar da Oferta Permanente de Partilha (OPP), um leilão de áreas de petróleo e gás natural no pré-sal, marcado para o dia 22 de outubro. As interessadas devem apresentar declaração de interesse e garantias financeiras até o dia 6 de agosto. O leilão inclui 13 blocos exploratórios localizados nas bacias de Santos e Campos.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgará no dia 20 de agosto quais blocos receberam interesse e serão licitados. Em 11 de setembro, as empresas que se inscreverem poderão apresentar uma nova declaração de interesse, com garantia de oferta, exclusivamente para os blocos do 3º ciclo da OPP.
A ANP também esclareceu que as empresas que não apresentarem declaração de interesse poderão participar do leilão em consórcio com outras que tenham declarado interesse dentro do prazo estabelecido. Entre as empresas habilitadas para o 3º Ciclo da OPP estão 3R Petroleum, BP, Chevron, CNOOC, Ecopetrol, Equinor, Karoon, Petrogal, Petrobras, Petronas, Prio, Qatar, Shell, Sinopec e TotalEnergies.