Nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, ocorre na B3 a 6ª Distribuição Pública de CEPAC da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, em São Paulo. O leilão online, que se estenderá por 15 minutos, entre 12h30 e 12h45, tem um valor estimado em R$ 2,9 bilhões e oferece 164,5 mil autorizações para o aumento de imóveis na região. O lance mínimo para cada CEPAC é de R$ 17.601.
Os Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) são títulos mobiliários emitidos pela Prefeitura de São Paulo que permitem aos proprietários aumentar a área construída de seus imóveis além dos limites estabelecidos pela legislação municipal. A operação é coordenada pelo Banco do Brasil e intermediada pela Genial Investimentos, com detalhes disponíveis no edital publicado no site da B3.
Recentemente, a prefeitura revisou as autorizações relacionadas a CEPACs já vendidos, aumentando em 30% o potencial construtivo, mas essa decisão foi contestada pelo Ministério Público e suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A liminar foi expedida na última sexta-feira (15), e a prefeitura avalia um pedido de reconsideração ao TJ-SP, o que pode influenciar a dinâmica do leilão e a participação dos investidores.