Nesta quinta-feira (7), a Lei Maria da Penha completa 19 anos, promovendo a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Em Santa Catarina, pelo menos 11 cidades disponibilizam abrigos gratuitos para essas vítimas, que podem ser encaminhadas por órgãos como a polícia, delegacias ou assistência social.
Blumenau, pioneira na criação de um abrigo específico para mulheres com filhos pequenos, abriga atualmente sete pessoas na Casa Elisa, que tem capacidade para 28. A diretora de Proteção Especial do município, Maria Augusta Buttendorf, destaca que o local oferece atendimento 24 horas, incluindo suporte psicológico e jurídico para as mulheres.
Além de Blumenau, cidades como São Bento do Sul, Caçador, Chapecó e Florianópolis também possuem abrigos, com estruturas mantidas pelas prefeituras. A localização dos abrigos é mantida em sigilo para garantir a segurança das vítimas. Para acessar esses serviços, as mulheres são orientadas a contatar a Polícia Militar pelo número 190 ou procurar a Delegacia da Mulher em casos não urgentes.