Nesta quarta-feira (06), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) foi palco do lançamento do livro "Parque da Cidade: um sonho de Nelson Chaves que virou realidade". A obra, escrita pelos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, com edição de Luly Mendonça, documenta a trajetória do projeto urbanístico que transformou a área do antigo aeroclube em um grande parque urbano, idealizado por Nelson Chaves nos anos 1980 e concretizado sob a gestão do governador Helder Barbalho.
Com cerca de 200 páginas e fotografias inéditas, o livro não apenas narra a história do Parque da Cidade, que já se tornou um importante ponto turístico em Belém, mas também presta uma homenagem ao legado de Nelson Chaves, ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA). A inauguração do parque, que tem atraído famílias e promovido lazer e qualidade de vida, coincide com as melhorias na cidade em preparação para a COP30, conferência da ONU que ocorrerá em novembro.
Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, participou do evento e ressaltou a importância do livro como um tributo à trajetória de Chaves, destacando seu papel fundamental na realização do parque. Mauro Bonna, um dos autores, explicou que a ideia de documentar a criação do parque surgiu da curiosidade do público, resultando em mais de 10 horas de entrevistas que compuseram a narrativa da obra.
O livro será vendido por R$ 20 durante o lançamento, e toda a arrecadação será destinada à Associação dos Voluntários no Apoio Oncológico (Avao). A publicação simboliza o reconhecimento institucional à contribuição de Nelson Chaves para o desenvolvimento urbano de Belém e reforça a importância do Parque da Cidade no contexto ambiental e social da capital.