O Laboratório de Análises de Águas da CASAN, responsável pelo monitoramento de 16 Estações de Tratamento e mais de 50 poços na Grande Florianópolis, renovou sua acreditação junto ao INMETRO. Com essa certificação, os resultados analíticos do laboratório continuam a ser reconhecidos internacionalmente, assegurando a qualidade das análises físicas, químicas e microbiológicas da água distribuída em 12 municípios, incluindo Florianópolis, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz.
O engenheiro químico José Luciano Soares, chefe do Setor de Controle e Qualidade de Água e Esgoto, destacou que a acreditação do laboratório atua como um mecanismo de fiscalização interna, comprovando a qualidade da água fornecida à população. Os resultados das análises são enviados às vigilâncias sanitárias municipais e divulgados em relatórios anuais da CASAN, além de serem acessíveis aos consumidores nas faturas.
Com uma equipe de 13 profissionais, o laboratório realiza mais de 5 mil análises mensais. A renovação da acreditação inclui ensaios de alumínio, ferro e colimetria quantitativa, mantendo também a acreditação para análises de cor aparente, turbidez, pH, fluoreto, coliformes totais, E. coli e cloro residual livre. Além disso, estão acreditados ensaios para verificação de águas brutas coletadas em diversos ambientes, como rios, nascentes e praias.
A acreditação pelo INMETRO atesta que os laboratórios de água da CASAN seguem rigorosos padrões de qualidade e competência técnica, possuindo um sistema de gestão eficaz e medições rastreáveis, garantindo a origem e validade das análises realizadas.