A Keurig Dr Pepper anunciou a aquisição da JDE Peet’s, proprietária do café Pilão, por US$ 18,4 bilhões. O acordo, que foi divulgado pela Reuters, tem como objetivo posicionar a Keurig como uma gigante global no mercado de café, competindo com a Nestlé, fabricante da Nescafé. Além do Pilão, a JDE Peet’s também é responsável por marcas como L’OR, Café do Ponto e Caboclo no Brasil.
A transação é considerada uma das maiores aquisições na Europa nos últimos dois anos e prevê a divisão da JDE Peet’s em duas empresas de capital aberto: a Global Coffee Co., que se concentrará nas operações de café, e a Beverage Co., voltada para bebidas refrescantes. Tim Cofer, atual CEO da Keurig, liderará a Global Coffee Co., enquanto Sudhanshu Priyadarshi, diretor financeiro da Keurig, ficará à frente da Beverage Co.
Com uma avaliação de mercado de aproximadamente US$ 48 bilhões, a Keurig tem visto suas ações subirem quase 10% neste ano devido ao aumento nas vendas de bebidas. Por sua vez, as ações da JDE Peet’s quase dobraram, impulsionadas por receitas estáveis e um novo foco na remuneração dos acionistas. A JDE Peet’s é majoritariamente controlada pela JAB da Alemanha, que também possui uma participação significativa na Keurig Dr Pepper.