A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, declarou que não tem intenção de concorrer a novos cargos públicos no momento, afirmando que o sistema político americano está "quebrado". As declarações foram feitas durante sua participação no programa "The Late Show" com Stephen Colbert, na noite de quinta-feira, marcando sua primeira entrevista televisiva desde a derrota nas eleições de 2022 para Donald Trump.
Harris, que também foi candidata à presidência pelo Partido Democrata, anunciou que não se candidatará ao governo da Califórnia em 2026, após meses de reflexão. "Sempre acreditei que, por mais frágil que nossa democracia fosse, nossos sistemas seriam fortes o suficiente para defender nossos princípios mais fundamentais. E acredito que, neste momento, não são", afirmou a ex-vice-presidente.
A entrevista foi parte da divulgação de seu livro intitulado "107 dias", que será lançado em 23 de setembro e aborda os bastidores de sua campanha presidencial. Harris escolheu o programa de Colbert, um dos mais assistidos da televisão americana, em um contexto em que a emissora CBS planeja cancelar a atração, decisão atribuída a razões financeiras, segundo a empresa. Trump negou qualquer envolvimento no cancelamento do programa.