O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) criticou, em pronunciamento nesta terça-feira (19), as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Ele apontou que o Brasil, que importa mais do que exporta para o mercado norte-americano, é considerado uma ‘ameaça incomum e extraordinária’ à segurança e à economia dos EUA, o que Kajuru considera absurdo.
O senador destacou que a justificativa apresentada pelo governo norte-americano soa estranha, dado que o Brasil não se envolve em contenciosos desde a Guerra do Paraguai, há mais de 150 anos. Em resposta à medida, o governo brasileiro enviou um documento técnico de 91 páginas, assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, contestando a investigação aberta a pedido do presidente Donald Trump. O texto argumenta que não há base jurídica ou factual para sustentar as acusações e aborda temas como o Pix e a regulação de redes sociais pela Justiça brasileira.
Kajuru ressaltou que a resposta brasileira enfatiza a normalidade de legislações nacionais que estabelecem requisitos formais para empresas estrangeiras e reafirma o compromisso do Brasil com padrões internacionais em propriedade intelectual. Agora, o país aguarda os desdobramentos dessa situação, que pode impactar suas relações comerciais com os Estados Unidos.