A Justiça de São Paulo emitiu um novo mandado de prisão contra Cristiano Rodrigo da Silva, um criminoso que passou 18 anos foragido e foi preso em março deste ano ao tentar participar do concurso para a Polícia Civil. O mandado foi expedido na sexta-feira (22/8) após um recurso do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que considerou incoerente a revogação da prisão preventiva em primeira instância.
Cristiano, que estava foragido desde 2007, foi detido quando se apresentava para a prova oral na Academia da Polícia Civil, no Butantã, zona oeste da capital paulista. O MPSP argumentou que a decisão anterior ignorou o fato de que ele se passou por policial para cometer um roubo que resultou na morte do proprietário do veículo. Ele já havia sido denunciado por homicídio qualificado e roubo em 2007.
A Justiça aceitou o recurso do MPSP e restabeleceu o mandado de prisão, embora não haja informações sobre o cumprimento da ordem até o momento. Cristiano havia sido aprovado em três das cinco etapas do concurso, incluindo a fase de comprovação de idoneidade, o que levanta questões sobre os critérios de seleção e segurança nos processos de recrutamento da Polícia Civil.